Foto: Santuário de Fátima

No último dia de 2022, 31 de dezembro, os peregrinos são convidados a participar na missa de ação de graças – Te Deum – no Santuário de Fátima. A celebração terá início às 22h30, na Basílica da Santíssima Trindade. A presidir à cerimónia vai estar José Ornelas de Carvalho, bispo na diocese de Leiria-Fátima.

Depois da Eucaristia terá lugar uma procissão rumo à Capelinha das Aparições, onde se recitará o terço. À meia-noite vai soar “o toque do carrilhão, que assinala o novo ano”, referem os serviços de comunicação do Santuário de Fátima, adiantando que “haverá um momento de consagração ao Imaculado Coração de Maria e o gesto da paz”. “A noite termina com um chá-convívio, na Casa de Nossa Senhora das Dores”, situada junto ao templo mariano da Cova da Iria.

No primeiro dia de 2023, 1 de janeiro, a Igreja Católica celebra a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus. Após a Eucaristia das 15h00, terá lugar uma procissão com o Santíssimo Sacramento até ao altar do recinto de oração. No decorrer desta cerimónia, os fiéis “serão convidados a rezar, de um modo particular, pela paz no mundo”. As cerimónias podem ser acompanhadas, em direto, nos canais digitais do Santuário de Fátima.