Foto: Reuters

Elementos das equipas de resgate continuam esta terça-feira, 22 de novembro, as buscas para encontrar pessoas que tenham escapado ao sismo com magnitude 5,6 na escala de Richter, ocorrido segunda-feira, 21, em Java, uma ilha na Indonésia. Até ao momento, sabe-se que a catástrofe tirou a vida a 162 pessoas, e feriu centenas.

O epicentro do sismo teve lugar nas proximidades de Cianjur, uma cidade na província de Java Ocidental, a mais populosa do arquipélago. O abalo provocou o aluimento de prédios e deslizamentos de terra. De acordo com Dimas Reviansyah, um socorrista com 34 anos de idade, os elementos das equipas de resgate encontram-se a tentar abrir caminho entre os destroços e as árvores derrubadas para alcançar as zonas onde pessoas possam estar retidas.

Joko Widodo, presidente da Indonésia, anunciou já indemnizações às vítimas, no decorrer de uma visita a um local afetado pela tragédia, e pediu às equipas de resgate “que mobilizem o seu pessoal”, de forma a possibilitar a retirada de pessoas atingidas pela catástrofe. Por sua vez, Rudy Saladin, um oficial militar local citado pela agência Lusa, afirma que todos estão “concentrados em retirar as vítimas soterradas pelos deslizamentos de terra”, e avança com a possibilidade de existirem mais pessoas a necessitarem de socorro.