Praça São Pedro

O VI Dia Mundial das Pobres é assinalado pela Igreja Católica este domingo, 13 de novembro. A efeméride assinalada por indicação do Papa Francisco é celebrada pelo Dicastério para a Evangelização (Santa Sé), com diversas iniciativas. O Santo Padre presidirá à Missa deste dia mundial na Basílica de São Pedro, no Vaticano, pelas 10h00, menos uma hora em Lisboa.

Após a Eucaristia terá lugar um almoço oferecido pelo Vaticano a 1300 pessoas desfavorecidas, no Auditório Paulo VI. A Praça de São Pedro vai contar com a presença de um posto de saúde móvel com vista à realização de exames médicos, distribuição de medicamentos, administração de vacinas contra a gripe e realização de testes para várias doenças.

No âmbito deste dia têm sido distribuídos cabazes de alimentos. Prevê-se que sejam entregues um total de 5 mil cabazes. A entrega destes bens é feita com o apoio de paróquias locais, que identificam as pessoas carenciadas. Esta ação prevê a entrega de um total de cerca de dez toneladas de massa, cinco toneladas de arroz, farinha, açúcar, sal e café, e cinco mil litros de azeite e leite. As ações solidários têm ainda em consideração a crise energética, prevendo o pagamento de contas de gás e luz. A iniciativa destina-se a apoiar famílias carenciadas e pessoas que vivam sem-abrigo, em Roma, Itália.