Pedro Louro, missionário da Consolata português em Roma

Maria De Copi, religiosa missionária Comboniana de 83 anos, perdeu a vida no passado dia 6 de setembro para proteger as meninas que estavam no dormitório, durante o ataque à Missão de Chinpene, em Nampula (Moçambique). A missionária faz agora parte da lista que a Santa Sé publica por ocasião do Dia Mundial das Missões, que este ano é celebrado a 23 de outubro.

São dezenas os cristãos que a cada ano aceitam viver em situação de perigo para testemunhar e anunciar o Evangelho, junto aos mais pobres e abandonados. Diz Tertuliano, autor cristão, que “o sangue dos mártires é semente de cristãos”. O testemunho deles mostra, em modo radical, o seu amor por Deus e pelo Evangelho.

“Sereis minhas testemunhas até aos confins da terra”, exorta o Papa Francisco este ano. Certamente, não somos todos chamados a dar a vida, mas, pelo menos, somos chamados a darmo-nos na vida, guiados pelo Espírito que nos anima e sustém. Em Roma celebram-se este ano os 400 anos da Congregação de Propaganda Fide, e os 200 anos do início das Obras Missionárias Pontifícias, dois instrumentos eclesiais que tanto ajudam a missão da Igreja através da oração, ajuda material e compromisso missionário.