criança
Foto: EPA / Kim Ludbrook

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) estabeleceu uma parceria com o propósito de fomentar hábitos saudáveis entre crianças e suas famílias, que vivam em situação de vulnerabilidade social, na região de Lisboa. A Misericórdia de Lisboa vai identificar os agregados familiares que vão participar nas atividades, e facultar espaços para a realização das dinâmicas.

“Estima-se o envolvimento de um total de cerca de 45 famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica”, segundo os serviços de comunicação da SCML. Esta parceria foi estabelecida com a fundação criada pelos irmãos espanhóis Paul e Marc Gasol, ex-jogadores da NBA e atletas olímpicos (Gasol Foundation) e com a seguradora BNP Paribas Cardif Iberia, para a implementação do projeto Safalín (Saúde, Famílias, Infância).

“O Safalín é um programa que tem por objetivo promover hábitos saudáveis junto de crianças entre os seis e 12 anos e suas famílias que vivem numa situação de vulnerabilidade e pretende capacitá-las com ferramentas saudáveis para que possam aplicar nas suas rotinas familiares”, explica a Santa Casa.

Este é um projeto piloto em Portugal, mas que “já criou impacto na Catalunha” através da realização de oficinas para “mais de 50 famílias”, procurando sensibilizá-las para os pilares promotores de um estilo de vida saudável, nomeadamente o “aumento da atividade física diária, melhoria dos hábitos alimentares, cumprimento das recomendações de horário e qualidade de sono e promoção do bem-estar emocional”.