A Casa de Saúde do Bom Jesus, das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus (IHSCJ), localizada em Braga, celebra o 90.º aniversário, esta sexta-feira, 30 de setembro. A data é comemorada com a inauguração das novas instalações, sob a presidência de José Cordeiro, arcebispo primaz de Braga, e Sílvia Moreira, religiosa e presidente do instituto das IHSCJ.

O aniversário será também celebrado através da realização de uma conferência, subordinada ao tema ‘Do impulso inicial nos anos 30 do século XX, até à renovação do século XXI – breve resenha histórica da Casa de Saúde do Bom Jesus’. A palestra será proferida pelo professor António Pacheco Palha.

Está ainda prevista uma tertúlia, sobre o tema ‘Hospitalidade: que futuro ousamos para a Saúde Mental’. Este momento deverá reunir vários oradores, que vão partilhar “a sua perspetiva sobre a importância de um trabalho em parceria com a Casa de Saúde”, em prol das necessidades da comunidade.

A propósito deste dia, as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus destacam os 90 anos de serviço da saúde mental e psiquiatria desta unidade de saúde em Braga. A congregação religiosa celebrou os 75 anos da criação da província em Portugal, em 2021. As religiosas detêm 12 estabelecimentos em território português. A congregação encontra-se presente em 27 países de quatro continentes, e foi fundada por São Bento Menni, em Ciempozuelos, Espanha, a 31 de maio de 1881.