Foto: DR

O Papa Francisco vai proclamar santo João Batista Scalabrini, este domingo, 9 de outubro. Nascido em Fino Mornasco, na província de Como (Itália), em 1839, Scalabrini foi bispo de Piacenza, fundador da Congregação dos Missionários de São Carlos Borromeu – Scalabrinianos, e da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlo Borromeu – Scalabrinianas. É também inspirador das Missionárias Seculares Scalabrinianas.

A propósito desta data, a comunidade Scalabriniana recorda que João Batista Scalabrini viveu “profundamente tocado pelo drama de tantos italianos forçados a emigrar para os Estados Unidos e América do Sul no final do século XIX”, procedendo ao envio dos “seus missionários e missionárias pelo mundo para ajudar e apoiar os emigrantes nos portos de partida, nos navios e na chegada nos novos países”, sendo, por isso, considerado “um pai para todos os migrantes e refugiados”.

Mais de 100 anos depois da sua morte, ocorrida em 1905, o seu testemunho ainda está presente. Milhares de religiosos e leigos scalabrinianos estão em 39 países, e “prestam serviços em casas de migrantes, paróquias, escolas, orfanatos, hospitais, organismos eclesiais das Conferência Episcopais e Dioceses, centros de estudos, portos e fronteiras de todo o mundo”.