Sondagem em cinco países europeus e Estados Unidos revela atitudes e ideias face à religião
Sondagem em cinco países europeus e Estados Unidos revela atitudes e ideias face à religiãoUma maioria de cidadãos que vive em cinco países europeus entende que a religião não deve constituir um obstáculo à adesão à União Europeia (UE), de acordo com um sondagem publicada esta segunda-feira no jornal britânico Financial Times, que não indica o valor exacto desta maioria.
Neste momento, a UE está dividida sobre a possível integração da Turquia no seio da comunidade, sobretudo por ser um país de maioria muçulmana. Na alemanha e França, a hostilidade face a esta possível adesão é maior que na Grã-Bretanha, adianta o diário. Esta hostilidade traduz-se na forma como os cidadãos olham para a UE: para 35 por cento dos franceses e alemães, os 25 formam antes de mais um clube cristão.
Outras questões colocadas aos inquiridos da alemanha, Espanha, França, Grã-Bretanha e Itália, procuraram saber a opinião face a costumes que podem eventualmente chocar com ideias e convicções. Mais de dois terços (69 por cento) dos que responderam, afirmam não ter qualquer objecção a que um filho ou filha se case com uma pessoa de outra religião.
O véu islâmico é que continua a dividir. Se os alemães (59 por cento) apoiam o direito das mulheres muçulmanas a usá-lo em público, essa percentagem é bem mais reduzida em França (13 por cento), onde o seu uso é proibido nas escolas públicas, e na Grã-Bretanha (23 por cento).
Numa comparação com os americanos, o Financial Times revela que 32 por cento dos franceses se dizem ateus e apenas quatro em cada 100 dos americanos assumem igual condição. Por outro lado, 77 por centos dos americanos dizem que as crianças devem poder vestir roupas ou usar símbolos de carácter religioso, percentagem que em França não ultrapassa os dez por cento. Este fosso só é atenuado quando questionados sobre o ensino da religião nas escolas públicas: 72 por cento dos franceses e 59 por centos dos americanos estão contra.
a sondagem foi realizada entre 30 de Novembro e 15 de Dezembro pela Harris Interactive, junto de 12500 pessoas escolhidas nos cinco países europeus e nos Estados Unidos.