No início deste ano, utentes, colaboradores e a direção do Centro Social Paroquial dos Pousos (Leiria) enviaram uma carta ao Papa Francisco, propondo um encontro em que, conforme a escolha do Santo Padre, houvesse chá ou vinho. Agora chegou um convite para que fosse selecionada uma quarta-feira, com a garantia de que depois da audiência geral, Francisco se vai encontrar com o grupo de 12 idosos – 11 dos quais em cadeira de rodas – e respetivos cuidadores. O encontro vai acontecer dia 15 de junho, com a partida da comitiva a ter lugar no dia 13 anterior. O regresso está previsto para o dia 16.

Em declarações à agência Lusa, Alexandra Neves, secretária da direção daquele centro social, referiu que “o programa está já preparado” e prevê, no dia 14, “de manhã, uma visita de autocarro pelos sítios mais emblemáticos de Roma e, de tarde, uma cerimónia na Basílica de São Paulo, em português, com a presença de alguns dos benfeitores” que vão possibilitar a viagem. No dia seguinte, e após a audiência com o Papa, onde tentarão entregar uma caixa de vinho a Francisco, a comitiva visitará o Vaticano, nomeadamente a Capela Sistina, através de um itinerário adaptado.

Na missiva enviada em janeiro podia então ler-se – “Se houver acolhimento e disponibilidade para o ‘minutinho’ que lhe solicitamos, iríamos um grupo de dez idosos, em cadeiras de rodas, acompanhados pelos nossos cuidadores. De preferência, gostaríamos de o fazer em período de temperaturas mais amenas. O frio atormenta-nos e poderíamos também desfrutar das belas partes do Vaticano” – explicavam os idosos. Para muitos, esta será a primeira viagem de avião e estadia num hotel.

Para já, existem três empresas que vão apoiar a visita. A seleção dos idosos para a viagem obedeceu a vários critérios, como a validação por parte da equipa médica, mas também a saúde mental e mobilidade. Para os que ficam haverá fotografias, recordações e a tentativa de novo encontro, no contexto da deslocação do Papa a Portugal, por ocasião da realização da Jornada Mundial da Juventude.