Imagem de Fátima na Ucrânia | Foto: © TV Zhyve

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima chegou à Ucrânia na manhã desta quinta-feira, 17 de março. O ícone mariano partiu do Santuário de Fátima na passada segunda-feira, dia 14, após um pedido feito por Ihor Vozniak, arcebispo metropolita greco-católico de Lviv.

A imagem foi acolhida por centenas de pessoas na Igreja da Natividade da Santíssima Virgem, em Lviv, onde iniciou o seu percurso pela cidade ucraniana. De acordo com o Santuário de Fátima, o ícone mariano deverá permanecer em Lviv até ao próximo dia 15 de abril. Em comunicado, a arquidiocese ucraniana indica que os católicos vão “pedir a Deus e à Virgem Maria a paz na Ucrânia e no mundo”. O arcebispo metropolita greco-católico de Lviv endereçou este pedido ao Santuário de Fátima, na sequência da guerra vivida na Ucrânia desde o passado dia 24 de fevereiro.

O pedido formal de Ihor Vozniak aconteceu a 10 de março – “Pedimos que nos possam enviar a imagem da Virgem Peregrina de Fátima para a Ucrânia para que possamos rezar pedindo a sua proteção para que a paz regresse ao país” – disse então o arcebispo. Segundo o templo mariano da Cova da Iria, a deslocação do ícone à Ucrânia acontece pela primeira vez, e é justificada com o “esforço pastoral de oração pela paz no mundo, em especial” naquele país da Europa de Leste.