Foto: Ana Paula

O Santuário de Fátima dinamiza ao longo desta semana uma corrente de oração pela paz na Ucrânia, dando assim resposta ao apelo feito pelo cardeal António Marto, no último domingo, 20 de fevereiro. “Deste santuário da paz faço um apelo a vós aqui presentes e a todos os católicos do país para iniciarem uma corrente de oração do rosário nesta semana, em forma individual, familiar ou comunitária, pela paz na Ucrânia”, disse o atual administrador apostólico da diocese de Leiria-Fátima.

Perante este apelo, Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor no Santuário de Fátima, solicitou a “todos os capelães” que “façam explícita referência a esta intenção na oração do terço, no santuário, ao longo de toda esta semana”, nomeadamente na recitação do terço, uma vez que a oração pela paz no mundo faz parte da mensagem de Fátima e da prática diária daquele templo mariano.

Na homilia do passado domingo, António Marto, juntou a sua voz à do Papa Francisco, tendo presente as dificuldades vividas no mundo. “No difícil contexto atual que o mundo conhece e atravessa, após longo período de fragilidades, feridas, incertezas, luto e medos em que paira uma ameaça de guerra, é necessário despertar da indiferença, da apatia, do cansaço espiritual, do desânimo que pode levar ao fatalismo”, disse o cardeal, adiantando que perante as dificuldades é a força da humildade que pode transfigurar o mundo.

“Por vezes somos levados a pensar que só os poderosos (os poderes económico-financeiros e políticos) podem transformar o mundo. Mas Deus conta com os pequenos e os humildes, com a força de fá na sua misericórdia, com o testemunho da conversão e da compaixão, com a força da oração para renovar o mundo. Somos chamados a olhar o futuro com confiança, reconstruindo as relações entre as pessoas e os povos, como bons samaritanos que cuidam dos feridos e ajudam a curar as feridas do nosso tempo”, explicitou o cardeal português, citado pelos serviços de comunicação do Santuário de Fátima.