Foto: Santuário de Fátima

Uma exposição dedicada aos 100 anos do jornal “Voz da Fátima”, o mais antigo projeto de comunicação do Santuário de Fátima, encontra-se agora patente no NewsMuseum, um museu dedicado às notícias, aos media e à comunicação, localizado em Sintra. Com o nome “Voz da Fátima: 100 anos a contar a história de uma mensagem em Portugal e no mundo”, a mostra surge no contexto das comemorações do centenário do jornal e é o resultado de uma parceria entre o NewsMuseum e o Santuário de Fátima.

A inauguração da exposição aconteceu na tarde de quinta-feira, 10 de fevereiro. Nessa ocasião, Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor no Santuário de Fátima, explicou que o templo mariano da Cova da Iria “entendeu marcar esta efeméride também fora de Fátima e o sítio mais apropriado era efetivamente o NewsMuseum, o museu das notícias, o museu onde se conta Portugal e o mundo no último século”. “Nas suas páginas lê-se sobre Fátima, mas também se lê o mundo a partir de Fátima e isto é bem visível nos editoriais, nas crónicas, nas reportagens que atravessam estes 100 anos de história do jornal”, realçou o responsável, citado pelos serviços de comunicação do templo mariano.

A parceria com o NewsMuseum é uma das ações previstas para a celebração dos 100 anos do jornal, que se prolonga até ao final de 2022. O museu que agora alberga esta mostra apresenta aos visitantes momentos da história de Portugal e do mundo mediante a sua cobertura jornalística, sempre de forma interativa, possibilitando aos visitantes participar nas histórias ali contadas. A celebração dos 100 anos do “Voz da Fátima” vai ainda acontecer através da realização das Jornadas de Comunicação, dias 28 e 29 de abril, em Fátima e em Lisboa, e da publicação de um conjunto de estudos sobre os conteúdos deste jornal.

Tagged: