António Marto
Foto: Santuário de Fátima

O Dia Mundial da Vida Consagrada e a festa da Apresentação do Senhor no templo são assinaladas esta quarta-feira, 2 de fevereiro, dia em que António Marto, cardeal e administrador apostólico da diocese de Leiria-Fátima, presidiu a uma Eucaristia na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, na Cova da Iria.

O bispo emérito da diocese de Leiria-Fátima aproveitou a data para manifestar “um particular e profundo agradecimento” pela colaboração dos consagrados e consagradas “na vida pastoral da diocese” e para “agradecer as manifestações de afeto e carinho” que tem recebido, numa altura em que está “prestes a deixar o governo da diocese”. “Não posso esquecer todo o carinho e afeto que fui recebendo ao longo destes 16 anos, e por isso agradeço de todo o coração”, disse o cardeal, citado pelos serviços de comunicação do Santuário de Fátima.

O antigo bispo da diocese de Leiria-Fátima destacou que os consagrados e consagradas contribuem para “enriquecer a missão da Igreja onde o mundo mais precisa e também para descobrir caminhos e linguagens novas para que o anúncio do Evangelho possa chegar a âmbitos mais vastos e profundos dos homens deste tempo”. Desta forma, “sonhando juntos, rezando juntos, caminhando juntos contribuem para que a Igreja sinodal não seja utopia, mas sim um verdadeiro sonho que possa tornar-se realidade”.