Os elementos da “Casa fiz do mundo”, um grupo paroquial de ação missionária do norte de Portugal, estão a mobilizar-se para apoiar a população de São Tomé e Príncipe. Os membros do grupo explicam que o povo são-tomense “está a passar por uma crise humanitária dramática devido às chuvas diluviais que se abateram na ilha no final do ano”.

Existente deste 2007, o grupo “Casa fiz do mundo” trabalha em colaboração com as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, que detêm uma estrutura na cidade de São Tomé e outra na cidade das Neves, onde têm implementada uma creche, escola primária, jardim-de-infância, casa de costura, carpintaria, lar e uma sala de informática

No distrito de Lembá, onde as irmãs têm equipamentos, o acesso a água potável está atualmente “muito difícil devido às chuvas diluviais e as irmãs, que ajudam consoante podem, estão também a passar muitas dificuldades pois não têm água para fazer as papas dos bebés e para os banhos”, explica o grupo.

De acordo com o movimento do Porto, “são 2000 refeições diárias que estão em risco”. Com o objetivo de ajudar este povo, o grupo missionário está a mobilizar-se para enviar para aquela região, no final do próximo mês de abril, um contentor que deverá levar, “essencialmente, produtos alimentares e farmacêuticos”. Para que tal seja possível, o movimento missionário está a “pedir verbas para a compra de géneros”.

Entre o final de janeiro e o dia 23 de março, o grupo “Casa fiz do mundo” apela a doações para a compra de arroz, feijão, massas e produtos farmacêuticos. As ofertas também podem ser feitas em géneros. O movimento promotor da ação reúne as comunidades católicas de Carregosa, Vila Cova de Perrinho e Chave, e recorre às redes sociais para apelar à solidariedade e para dar conta das suas atividades.

“A tragédia abateu-se sobre São Tomé e as irmãs Franciscanas também passam muitas dificuldades na sua missão. Vamos preparar um contentor humanitário com material escolar, farmacêutico e alimentar. Estamos todas as sexta à noite no Salão Paroquial de Carregosa. Esteja atento às nossas campanhas e colabore. Juntos fazemos deste mundo uma casa para todos”, referem.