Foto: EPA / STR

Depois de ataques aéreos na região de Tigré, na Etiópia, o acesso de ajuda humanitária à população foi interrompido por questões de segurança, e agora, pela primeira vez em semanas, equipas de ajuda humanitária da Organização das Nações Unidas (ONU) conseguiram alcançar aqueles campos de refugiados.

De acordo com Boris Cheshirkov, porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), depois de “três semanas sem acesso à região”, os profissionais da ONU “conseguiram chegar aos campos de refugiados” no início da última semana. A agência estima que nas últimas seis semanas, “mais de 20 pessoas morreram por falta de medicamentos”.

Segundo Boris Cheshirkov, as equipas das Nações Unidas encontraram “refugiados assustados e sem comida, medicamentos e com pouco ou nenhum acesso a água potável”. Perante a necessidade de realocar os “mais de 25 mil refugiados que vivem em dois campos em Tigré” para a região vizinha de Amara, o ACNUR “pediu para que todas as partes em conflito permitam que a transferência aconteça de forma segura”.