Foto: DR

A iniciativa ‘Red week’ arranca esta quarta-feira, 17 de novembro, e prolonga-se até à quarta-feira seguinte, dia 24, com o mote “Não fique indiferente à perseguição religiosa!” A dinâmica é promovida pela fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) e caracteriza-se pela iluminação de “monumentos mais significativos” com a cor vermelha, conforme já vem sendo hábito nos últimos anos.

Através desta iniciativa, os seus promotores explicam que pretendem “chamar a atenção da opinião pública para o drama da perseguição contra os cristãos e a necessidade de se garantir a liberdade religiosa”. “Centenas de catedrais, igrejas, capelas, monumentos e edifícios públicos de relevo são iluminados com a cor que procura lembrar o sangue dos mártires e que este ano tem também como objetivo chamar a atenção para o drama dos deslocados e refugiados”, refere a fundação AIS.

Em território português, serão iluminados edifícios como o Santuário de São Bento de Porta Aberta,em Braga, e o Monumento ao Cristo Rei, em Almada (Lisboa). “Os cristãos são o grupo religioso que mais sofre por causa da perseguição religiosa e o mundo não presta atenção. Não fique indiferente à perseguição religiosa”, apelam os promotores da ‘Red week’.