Somos desafiados diariamente por Jesus a encontrá-Lo no outro. Este desafio obriga-nos a aprofundar algumas questões, como por exemplo: quem é o outro, e o que implica encontrar Jesus nele? Partilho neste texto algumas experiências que vivi, pois acredito que esta partilha possa ajudar a perceber melhor este desafio que Jesus lança… Ao longo da minha vida fui aprendendo que o “Outro” tem muitas caras. Às vezes tem a cara de um familiar, uma pessoa amiga, um doente, um refugiado, ou, simplesmente, um estranho que surge no dia a dia. Penso que o segredo está em estarmos atentos a todos os que nos rodeiam, pois em todos podemos encontrar Jesus.

E o que implica encontrá-Lo no outro? Jesus disse: “Tive fome e destes-me de comer” (Mt.25, 35-45). Esta é uma frase que deveria ecoar na vida de cada pessoa, como lema e guia para as nossas ações, pois aqui está a importância de encontrar Jesus no outro. Aprendi isto logo aos 14 anos, quando comecei a fazer voluntariado no Hospital de São João, no Porto. O trabalho era simples – levar os doentes à Eucaristia, e no fim levá-los de volta aos seus quartos. Ver a alegria daqueles doentes que nos esperavam ansiosamente, e no fim receber um beijinho ou um abraço apertado de agradecimento, era o melhor momento do meu dia, enchia-me o coração de amor, e fez-me perceber a importância do que fazia.

Passados dois anos, conheci os Missionários da Consolata e senti que Jesus me desafiava a encontrá-Lo noutros povos, em outros países. Depois de algumas experiências missionárias de curta duração, decidi que era o momento de procurar Jesus na Tanzânia, onde fiz voluntariado durante três anos, e foi uma das mais belas experiências da minha vida. Trabalhei numa paróquia, dei aulas a crianças e jovens de rua, trabalhei num hospital, mas, acima de tudo, aprendi que muitas vezes, mais do que fazer, o importante é ser uma fonte de alegria e esperança, e estar presente na vida destas pessoas, nem que seja apenas para alegrar uma simples ida ao poço, para ir buscar água. E os seus sorrisos eram para mim a prova de que estava no caminho certo, a prova de que tinha conseguido encontrar Jesus através deles.

Quando voltei a Portugal, Jesus continuava a lançar o mesmo desafio – encontrá-Lo no outro. Para responder ao Seu desafio, eu, juntamente com alguns amigos, decidimos criar uma associação sem fins lucrativos com o nome “Imani”, que significa fé. Através desta associação estamos a ajudar os refugiados de Cabo Delgado, em Moçambique, com a oferta de uniformes e material escolar para as crianças poderem frequentar as escolas, e com a oferta de kits agrícolas às famílias mais pobres, para que estas possam cultivar e alimentarem-se.

Apesar de diferentes, todas estas experiências de voluntariado tiveram o mesmo objetivo – encontrar Jesus no outro. Agora é a vez de fazeres o mesmo! Olha à tua volta, e vê quantos idosos estão sozinhos e precisam de uma companhia? Quantos doentes procuram uma palavra de esperança? Quantos sem-abrigo necessitam de um cobertor ou uma bebida quente? Quantos refugiados procuram alguém que os acolha e os oriente na sociedade? Está atento a todos os que te rodeiam, pois verás Jesus em todos eles. E se quiseres fazer uma experiência de voluntariado como eu fiz, contacta os Missionários da Consolata, pois tenho a certeza de que eles te poderão ajudar. Acima de tudo, não deixes de dizer ‘Sim’ a este desafio que Jesus lança, pois como dizia a Madre Teresa de Calcutá – “O que eu faço é uma gota no meio de um oceano, mas sem ela o oceano seria menor”.

Texto: Tiago Dinis