O Santuário de Fátima encontra-se a preparar um ‘Centro de escuta’. Em declarações ao jornal ‘Voz da Fátima’, Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor no Santuário de Fátima, explicou que o novo espaço funcionará como “um lugar para o acolhimento incondicional de quem sente a necessidade de contar a história da sua fragilidade pessoal e ser ouvido e ajudado com compaixão por pessoas competentes na arte de escutar e cuidar espiritualmente”.

Através desta iniciativa, pretende-se disponibilizar a quem chega, “marcado pela dor, pela dúvida existencial ou pelo sofrimento espiritual, um serviço em que poderá encontrar alguém que seja capaz de ajudar cada um a descobrir em si mesmo os recursos interiores que lhe permitam integrar e superar a situação que está a viver”. Segundo Carlos Cabecinhas, o ‘Centro de escuta’ do Santuário de Fátima terá como finalidade “acolher empaticamente a todos, sem qualquer tipo de discriminação ou exclusão, preconceito ou juízo prévio, como um lugar de reparação do coração”.

A criação deste espaço no santuário mariano surgiu da perceção de que existe uma quantidade elevada de fiéis em situação de fragilidade que “sentem necessidade de alguém que os acolha, escute e ajude”. De acordo com o Santuário de Fátima, o novo espaço “destina-se a todas as pessoas que estejam a atravessar um momento mais difícil, causado pela doença, solidão, medo, luto, angústia, ressentimento, dificuldades de aceitação pessoal, ou outras feridas e mágoas interiores, impossibilidade de perdoar a outros ou a si mesmo, conflitos ou roturas familiares, relações problemáticas com os outros, problemas laborais, crises de fé ou de inclusão eclesial, interrogações religiosas, ausência de sentido para a vida”.

A acolher os peregrinos neste ‘Centro de escuta’ vão estar “capelães do Santuário de Fátima, bem como alguns colaboradores profissionais e voluntários, que na sua missão vão ter em conta valores como a empatia, incondicionalidade, confidencialidade, liberdade, respeito, humanização, fraternidade, solicitude, compromisso e misericórdia”. Este novo espaço terá lugar no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, e vai estar “devidamente identificado quando entrar em funcionamento, o que se prevê no próximo ano”.