Foto: Helpo ONGD

As equipas móveis do Programa de Acompanhamento Nutricional Materno Infantil (PANMI) em São Tomé e Príncipe “começaram a trabalhar em força”, realizando rastreios nutricionais em “todos os distritos de São Tomé e Região Autónoma do Príncipe”, refere a Helpo, uma organização não governamental para o desenvolvimento (ONGD) portuguesa, envolvida nesta iniciativa.

“Graças a uma grande equipa, foram rastreadas 1079 crianças nos meses de julho e agosto, das quais 45 foram encaminhadas para a consulta de nutrição”, adianta o organismo português. No decorrer destes rastreios são realizadas “medições antropométricas”, e é “verificado no boletim da criança as vacinas, a vitamina A e o desparasitante, sendo vários os casos encontrados com algum destes parâmetros em falta”.

De acordo com a Helpo, “estes rastreios continuarão a ser realizados mensalmente a nível nacional, contribuindo assim para a melhoria da saúde infantil em São Tomé e Príncipe”. O Programa de Acompanhamento Nutricional Materno Infantil é implementado em parceria com a Direção dos Cuidados de Saúde e financiado por um mecenas.