O Dia Internacional dos Museus é assinalado nesta terça-feira, 18 de maio. Este ano, a efeméride é celebrada sob o mote “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. Com o objetivo de comemorar esta data, os responsáveis pelo Consolata Museu, localizado e Fátima, promovem “visitas guiadas aos bastidores do museu”.

As visitas grátis tiveram lugar já na manhã desta terça-feira, e vão decorrer também à tarde, às 15h00, com uma duração estimada de “60 minutos”. Devido à atual pandemia da Covid-19, a iniciativa é limitada a “seis pessoas”. Os cidadãos que desejem participar devem fazer “marcação prévia através do número de telefone 249 539 470”.

Os responsáveis pelo museu dos Missionários da Consolata destacam que este espaço museológico “reúne uma vasta coleção de arte sacra portuguesa e de etnografia de vários países do mundo, com elevado interesse artístico e cultural”. O Consolata Museu | Arte Sacra e Etnologia conta com cinco salas distintas. Numa delas pode ser encontrada uma relíquia de São Francisco Marto.