Está a decorrer em Viseu uma campanha de solidariedade que visa apoiar um hospital localizado no Sudão do Sul. “Pretendemos angariar recursos financeiros para a compra de medicamentos e material de uso médico. Para isso, teremos disponíveis uns lápis que os alunos serão convidados a vender”, explica Abel Dias, responsável pelo Secretariado da Educação Cristã (SDEC) da diocese de Viseu, organismo promotor da iniciativa.

A campanha de solidariedade decorre em articulação com Joana Carneiro, Missionária Comboniana e médica em missão no Sudão do Sul. A profissional destaca que trabalha “dia após dia” com o objetivo de “aliviar o sofrimento” entre a população sul-sudanesa.

A ação de angariação de fundos acontece no âmbito da “Vitamina EMRC”, uma iniciativa promovida pelo Secretariado da Educação Cristã da Diocese de Viseu junto dos professores e alunos da disciplina daquela diocese, e que se estende até ao próximo sábado, 8 de maio, depois de ter iniciado segunda-feira, dia 3.

O encerramento da iniciativa “Vitamina EMRC” vai contar com “testemunhos, momentos musicais, uma breve oração” e a divulgação da campanha de solidariedade em prol do hospital do Sudão do Sul. Este momento poderá ser acompanho no canal youtube do SDEC, a partir das 21h00 de sábado, 8 de maio.

Texto: Juliana Batista