idosos inclusão
Foto: Lusa

Idosos do concelho de Cascais começam agora a aprender a utilizar plataformas digitais como o zoom, teams e whatsapp, entre outras. Esta aprendizagem está a acontecer no âmbito do Projeto de Voluntariado Intergeracional de Cascais, que é dinamizado com o apoio de um grupo de voluntários.

Nesta primeira fase de implementação, a iniciativa deverá beneficiar 49 utentes da Associação Social dos Idosos da Amoreira (ASIA), da Associação de Reformados e Idosos do Murtal (ARIA) e do Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos. O Projeto de Voluntariado Intergeracional é dinamizado pela Câmara Municipal de Cascais, em parceria com a NOVA School of Business and Economics, a Escola Superior de Saúde de Alcoitão e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. O programa envolve também instituições da rede solidária do concelho.

Através desta iniciativa, os seus promotores pretendem levar até aos mais velhos “conhecimentos e noções básicas no âmbito das novas tecnologias da comunicação, enquanto fator determinante à participação ativa na sociedade”. O projeto é assim um meio para “promover a proximidade e inclusão”, através do voluntariado.

Texto: Juliana Batista