A 31ª peregrinação da Família Missionária da Consolata (FMC) a Fátima, que estava agendada para o dia 20 de fevereiro de 2021, com o tema: “Atreve-te a ser para os outros!”, vai ter este ano um conceito e um programa alternativo.

A peregrinação anual da FMC, que costuma acontecer no sábado mais próximo – a seguir – ao dia do beato José Allamano (16 de fevereiro), fundador dos Missionários e das Missionárias da Consolata, está assegurada também este ano, mas será uma peregrinação necessariamente diferente: em vez de se fazerem ao caminho rumo a Fátima, os peregrinos vão permanecer em casa, online, acompanhando os vários eventos que serão transmitidos através dos meios digitais.

“Através da tecnologia, vamos envolver também várias comunidades da Consolata no mundo. Mesmo estando em nossas casas, viveremos esse momento fazendo uma peregrinação interior na busca de luz e de verdade, peregrinando com as nossas mentes e com os nossos corações”, refere o padre Bernard Obiero, Conselheiro da Região Europa do IMC. E acrescenta: “Peço que todos os amigos e peregrinos compreendam que, em virtude da pandemia e da responsabilidade que temos como cristãos e cidadãos, não podemos fazer a nossa peregrinação como temos feito até agora”.

Programa da peregrinação

Neste contexto, a comissão organizadora da 31ª Peregrinação, prevê a realização de três conferências sobre a figura do beato José Allamano. Cada uma delas vai ter um conferencista diferente, e terão lugar nos dias 29 de janeiro, 25 de fevereiro e 4 de março, todas elas com início às 21h00.

A primeira conferência fica a cargo de Giovanni Crippa, missionário da Consolata e bispo da diocese de Estância, no Brasil. Para a segunda conferência, marcada para o dia 25 de fevereiro, foi convidada a irmã Simona Brambilla, Superiora Geral das Irmãs Missionárias Consolata. Por último, e para encerrar esta série de conferências, para a terceira reflexão foram convidados o missionário da Consolata padre José Matias – que este ano celebra as suas bodas de ouro sacerdotais -, e o casal Rui Sousa e Viviana Nunes, Leigos Missionários da Consolata.

Todas as conferências serão transmitidas em direto, através da plataforma zoom. Para receber os dados e assim poder aceder às conferências, é preciso fazer a inscrição prévia (e gratuita) neste formulário.
Está prevista também uma novena em honra do beato José Allamano, com início a 7 e término a 15 de fevereiro, pelas 21h00. Esta novena, que conta com a colaboração de missionários em vários continentes, vai ser transmitida nestas plataformas digitais da Consolata: www.facebook.com/consolatapt e www.youtube.com/user/ConsolataJovem

Os peregrinos são ainda convidados a rezar e acompanhar o Terço no dia da festa do beato Allamano, 16 de fevereiro de 2021, pelas 18h30, a partir da Capelinha das Aparições, no Santuário de Fátima. Será transmitido pela TV Canção Nova e pela Rádio.

Não poderia faltar a Consagração a Nossa Senhora, a partir da Capelinha do Santuário de Fátima, no dia 20 de fevereiro, das 17 às 17h30. Será transmitida pela Canção Nova e por estes meios digitais da Consolata: www.facebook.com/consolatapt e www.youtube.com/user/ConsolataJovem

Para encerrar a festividades, as comunidades dos Missionários e Missionárias da Consolata em Portugal são convidadas a celebrar a festa do beato José Allamano nos dias 20 e 21 de fevereiro, juntamente com alguns representantes dos vários grupos desta grande família missionária.

Texto: Albino Brás