Fiéis podem colocar uma moeda e acender uma vela eléctrica em vez de queimar uma vela de cera, no Santuário de Fátima. Obras do tocheiro serão inauguradas em Outubro.
Fiéis podem colocar uma moeda e acender uma vela eléctrica em vez de queimar uma vela de cera, no Santuário de Fátima. Obras do tocheiro serão inauguradas em Outubro. as obras do tocheiro serão inauguradas em Outubro de 2006. a data foi avançada pelo reitor do Santuário de Fátima, durante a conferência de imprensa desta tarde, 12 de agosto.
“Não queremos perturbar os peregrinos”, explicou, apontando a inauguração para daqui a dois meses. “Em agosto recebemos 25 por cento dos peregrinos anuais”, salientou.
as obras no tocheiro visam “dar mais dignidade àquela devoção universal” disse monsenhor Luciano Guerra, referindo-se ao acto dos fiéis colocarem as velas a arder junto à Capelinha das aparições.
assim “já não temos a fumarada que Tínhamos no recinto”. O fumo é expelido pela pira, a 70 metros e fora do recinto do Santuário.
Para diminuir a “pressão de velas”, o Santuário de Fátima optou por disponibilizar aos fiéis, velas eléctricas. São duas mil e funcionam à semelhança das já existentes, em muitas igrejas. “Não é uma chama real mas é uma luz” refere o reitor, assinalando que se mantém “a simbologia da luz e o aspecto de oferta”.