Face aos habituais calendários de Advento, recheados de chocolates ou cosméticos, por exemplo, foi desenvolvido o “Calendário da bondade”. Esta proposta parte da arquidiocese de Braga, é especialmente dirigida aos menores que agora entram em férias escolares do Natal, e apela-se aos para que se realizem as atividades propostas no calendário, inclusive as relativas aos dias que já passaram.

O “Calendário da bondade” desafia os mais novos a separar brinquedos para doar, a manter os espaços da casa arrumados, a fazer companhia a alguém através de uma chamada telefónica, a elogiar alguma pessoa, a fazer uma surpresa, a ler uma histórias aos pais, a “escrever uma mensagem bonita” e a deixá-la num retrovisor, a plantar uma flor, entre muitas outras propostas.

Para a arquidiocese de Braga, as férias escolares são “um tempo propício ao fortalecimento da ‘Igreja Doméstica’”. Em comunicado, o Departamento da Comunicação Social da Arquidiocese de Braga refere que o “Calendário da bondade” visa “não só incentivar à generosidade e solidariedade, mas também fortalecer os laços familiares”. Ao calendário das boas ações somam-se outras propostas, como a construção de um presépio em família, com “materiais simples”.