“Promete fazer uma pausa e ajuda a combater a difusão de desinformação”. Este é o desafio lançado pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, na mais recente campanha da organização para impulsionar a luta contra a informação falsa sobre a pandemia de Covid-19 na rede digital.

Nesta nova iniciativa (#FazUmaPausa), o líder da ONU convida cada pessoa a parar por um momento e a refletir antes de partilhar qualquer informação nas redes sociais, evitando assim a disseminação de mensagens erradas que podem tornar-se virais e provocar efeitos negativos na saúde e na vida da população.

A campanha é a primeira que tenta mudar o comportamento através da mobilização de especialistas, investigadores, governos e figuras influentes, membros da sociedade civil, empresas, reguladores e meios de comunicação, com um único objetivo: aumentar os conhecimentos dos utilizadores das redes sociais para identificar a informação falsa e não contribuírem para a sua propagação.

“É cada vez mais claro que não podemos travar a pandemia sem combater a desinformação em linha”, realça a responsável pelo Departamento de Comunicação Global da ONU, Melissa Fleming, reforçando que cada um de nós pode ajudar a interromper a cadeia de desinformação relacionada com a Covid-19 fazendo uma pausa antes de partilhar uma mensagem.