No arranque de um novo ano pastoral e letivo, a Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé felicita a dedicação e a coragem de todos aqueles que se dedicam à educação cristã, um desafio que este ano se torna ainda mais exigente, devido à atual pandemia.

Com o objetivo de “fortalecer a família como Igreja doméstica”, a Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé deixa algumas propostas às “comunidades cristãs e realidades educativas acompanhadas pelos secretariados diocesanos”. Uma dessas sugestões envolve “escutar as famílias, as suas sugestões, descobrir as suas dificuldades e êxitos alcançados”.

Ainda com o propósito de prestar apoio às famílias pede-se “que os educadores cristãos cultivem uma relação cordial, de proximidade e de abertura uns com os outros, com a comunidade, com a família e com as instituições educativas e chamem mesmo novos colaboradores”. Outras das sugestões apelam à promoção da “formação humana e cristã nas diferentes realidades educativas”, à oração em família e ainda à disponibilização de “subsídios digitais de qualidade, práticos e acessíveis para a educação cristã”.

Todo este conjunto de propostas e apelos fazem parte da nota pastoral da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, designada “Fortalecer e apoiar a família, Igreja doméstica”. O documento foi lançado no âmbito da Semana Nacional da Educação Cristã, assinalada de 18 a 25 de outubro.