O tabaco é o segundo responsável pelas mortes no mundo.
O tabaco é o segundo responsável pelas mortes no mundo. O dia 31 de Maio, Dia Mundial sem Tabaco, foi instaurado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com a finalidade de expor os perigos advindos do consumo deste. O Ministério da Saúde cabo-verdiano está a desenvolver acções de sensibilização do público para esses mesmos perigos. “Tabaco: mortal sob todas as formas”, é o lema deste ano.
Segundo o jornal Voz Di Povo Online, o tabaco é a segunda causa de mortes no mundo, podendo ele causar diversas doenças, independentemente da forma como é consumido. O cancro do pulmão e do colo do útero, o enfarte do miocárdio e a hipertensão arterial são alguns dos problemas de saúde que esse ví­cio pode engendrar.
No entanto, é importante relembrar que fumar não é só prejudicial para quem sustenta o ví­cio, mas também, para quem sofre as consequências indirectas desse mesmo. Os chamados fumadores passivos, que convivem com os fumadores, também podem vir a ter problemas de saúde devido a essa proximidade.
a mesma fonte informa que o Centro Nacional de Desenvolvimento Sanitário (CNDS) de Cabo Verde está a incitar as empresas e serviços públicos do país a convencerem os seus empregados a não fumarem nesse dia.
Esta foi uma das técnicas, utilizadas pelo Ministério da Saúde cabo-verdiano, para focalizar a atenção da opinião pública sobre os perigos que o tabaco representa e, desta forma, contribuir para a prevenção desses mesmos. a distribuição de autocolantes poderá ser outro dos recursos da CNDS.