Lourdes
Foto: Santuário de Lourdes

A primeira peregrinação eletrónica deverá acontecer no próximo dia 18 de julho, a partir da ‘Gruta das aparições’, no Santuário de Nossa Senhora de Lurdes, em França. A jornada vai assinalar o “aniversário da 18ª e última aparição da Virgem Maria”, conforme indicam os serviços de comunicação do templo mariano.

A peregrinação vai decorrer com o mote ‘Lourdes united’ e deverá reunir “milhões de pessoas de todos os continentes, através de televisões, rádios e redes sociais, sob o signo da esperança e da solidariedade”, destacam os promotores do evento.

O programa desta jornada vai contemplar dez idiomas, e irá decorrer ao longo de 15 horas, através de “transmissões de celebrações, procissões, rosários e orações”. Para os organizadores da jornada, a iniciativa deverá reunir “todos aqueles que, em todo o mundo, veem Lourdes como um marco de fé, compromisso, partilha e esperança”.

Num momento de crise global, devido à atual pandemia, “centenas de milhares de mensagens, pedidos de ajuda, gritos de sofrimento, mas também testemunhos de esperança continuam a chegar a Lourdes, com um coração pulsante de oração”, referem os responsáveis pelo espaço.

Esta é a primeira vez que o templo francês “vê todas as peregrinações canceladas”. Apesar de sua “reabertura parcial”, o templo acolhe agora “um número muito limitado de peregrinos, de acordo com um rigoroso protocolo sanitário”. A jornada eletrónica será uma ocasião para o santuário francês apelar à “generosidade” de todos aqueles que “desejam ajudar Lourdes a continuar o seu trabalho”. Esta peregrinação especial será transmitida online.