As consequências da atual pandemia nas pessoas com deficiência é um assunto que vai estar em análise num debate online, agendado para as 21h30 da próxima quinta-feira, 18 de junho. A iniciativa prevê a intervenção de Márcia Rodrigues, geneticista, João Albuquerque, psiquiatra, e Guilherme Oliveira Martins, jurista.

O debate será também uma ocasião para escutar o testemunho de Carla Santos e Inês Dias da Silva, duas mães com filhos com deficiência. A iniciativa é organizada pelo Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência, e contempla ainda a participação de José Traquina, bispo na diocese de Santarém e presidente da Comissão de Pastoral Social e Mobilidade Humana.

Ao longo da noite, a iniciativa vai procurar dar resposta à questão – “Pessoas com deficiência e Covid-19 – Cuidadas ou esquecidas?” Os promotores do encontro justificam a pertinência da iniciativa. “O Papa lembra-nos que somos uma única família humana. Neste encontro virtual gostávamos de debater como está a ser o tempo de confinamento das pessoas com deficiência, a falta de apoios técnicos e o cansaço do cuidador”, referem, em comunicado. O debate é aberto à participação de todos os cidadãos. As pessoas interessadas em assistir devem manifestar essa intenção através do envio de um email para o endereço eletrónico spastoral.jornadas@gmail.com.