A Semana Mundial da Imunização arranca esta sexta-feira, 24 de abril, e prolonga-se até à próxima quinta-feira, dia 30, com o lema #VacinasFuncionamParaTodos. A iniciativa é uma ocasião para destacar o “papel das pessoas que desenvolvem, entregam e recebem vacinas em favor da saúde global”, assim como a capacidade deste meio para “para proteger as pessoas de todas as idades de várias doenças”, conforme realçam os serviços de comunicação da Organização das Nações Unidas (ONU).

Nesta semana, os profissionais da Organização Mundial da Saúde (OMS) apelam aos países para que acelerem esforços para assegurar que todas as pessoas recebem os benefícios que as vacinas acarretam. Para os Estados que já atingiram ou progrediram nesta mesta, a recomendação é a de que sustentem o progresso alcançado.

Os profissionais da OMS indicam que todos os anos existem milhões pessoas cujas vidas são salvas pelas vacinas, uma intervenção das “mais bem-sucedidas e económicas do mundo”. Apesar disso, são quase 20 milhões as crianças não têm acesso a esta intervenção.

Segundo a OMS, cerca de 116 milhões de menores foram vacinados com as três doses da vacina contra difteria, tétano e tosse convulsa, “doenças infeciosas que podem causar deficiências graves ou fatais”. A agência das Nações Unidas defende que a vacinação é a base para sistemas de saúde fortes e resilientes.