A prática de atividade física tem reconhecidos benefícios para a saúde física e mental dos cidadãos, mas as atuais medidas de confinamento podem constituir um entrave à sua realização. Com o objetivo de promover o exercício, mesmo em espaços limitados, um município português decidiu recorrer a profissionais da área do desporto e às plataformas digitais para fomentar a atividade física.
A iniciativa vai permitir levar até aos cidadãos exercícios para crianças e seniores, e estão também previstos treinos de alta intensidade, ginástica aeróbica e localizada. Aulas de ioga e de zumba também fazem parte da oferta. Não faltarão sugestões de treino para atletas, nem dicas para uma alimentação saudável.
Os exercícios aconselhados poderão ser concretizados em casa ou num eventual jardim, de forma individual ou mesmo em família. As aulas serão ministradas por professores especializados em cada uma das sessões, que poderão ser acompanhados através do canal do Youtube e da página do Facebook do Município de Lagoa.
O programa desportivo decorre sob o mote “Fique em casa, mas faça exercício físico, pela sua saúde”. A iniciativa municipal é concretizada, de forma conjunta, com professores do ‘Programa Viva+’. “A prática regular de atividade física contribui para o bem-estar físico e mental das pessoas de todas as idades e condições, o que se torna especialmente importante neste tempo de contenção da pandemia Covid-19”, demonstrou Luís Encarnação, presidente da Câmara de Lagoa e responsável pelo pelouro do desporto.