Cantores guineenses conhecidos internacionalmente, como Eneida Marta e Cotche T, dão agora a sua voz a spots de sensibilização dedicados à promoção dos Direitos da Mulher. Os clipes são transmitidos diariamente antes do noticiário das 20h00 (mais uma hora em Lisboa) na Rádio Sol Mansi, “uma das rádios com maior cobertura nacional na Guiné-Bissau”, país onde “a rádio é o meio de comunicação social por excelência”, e que “permite atingir um maior número da população”.
São cinco os spots dedicados aos Direitos da Mulher, e procuram sensibilizar a população para a necessidade de acabar com os casamentos precoces e abusos sexuais. Os clipes áudio incidem também sobre o direito económico, o direito à saúde e o direito à educação. As mensagens foram criadas no âmbito do projeto “Nô na cuida di nô vida, mindjer”, que procura promover e garantir os direitos das raparigas e mulheres da Guiné-Bissau.
O projeto é realizado pela Mani Tese Ong Onlus, pela Fundação Fé e Cooperação (FEC) e pela ENGIM Guiné-Bissau, em parceria com a Rede Ajuda, o Gabinete de Estudos, Informação e Orientação Jurídica (GEIOJ) e o Instituto da Mulher e da Criança, com financiamento da União Europeia na Guiné-Bissau, do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., da Die Sternsinger, Otto per Mille, Igreja Valdese e da Conferência Episcopal Italiana. Os spots serão emitidos até ao início do mês de junho, depois de terem arrancado em março, mês em que se celebra o Dia Mundial da Mulher.
