Cerca de mil peixes autóctones, reproduzidos em cativeiro, foram libertados em meio natural pela ‘Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza’, nesta quarta-feira, 8 de abril. A ação de libertação teve lugar no Pego das Pias, ribeira do Torgal, em São Luís, Odemira.

Os peixes libertados pertencem às espécies Iberochondrostoma almacai (Boga-do-sudoeste) e Squalius torgalensis (Escalo-do-Mira), que se encontram em perigo de extinção. As espécies foram reproduzidas no Posto Aquícola de Campelo, em Figueiró dos Vinhos.

Apesar do Estado de Emergência vigente em Portugal a Quercus decidiu manter esta ação de repovoamento, já prevista antes do início da atual pandemia, por considerar ser da “maior urgência realizar a libertação dos peixes, devido a obras de requalificação que vão acontecer no Posto Aquícola de Campelo, estrutura de onde provêm os peixes” libertados nesta quarta-feira.

A libertação destas espécies acontece no âmbito do projeto “Conservação ex situ de organismos fluviais”, promovido desde 2008 pela Quercus, pelo Aquário Vasco da Gama, pela MARE-ISPA e pela Faculdade de Medicina Veterinária. A iniciativa conta com a parceria da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos.