Cidadãos com alguma experiência ou formação em enfermagem, gerontologia e geriatria, que estejam dispostos a apoiar, de forma voluntária, lares e unidades residenciais de idosos no concelho de Espinho, no contexto da atual pandemia, são convidados a inscreverem-se numa bolsa de voluntários criada para este efeito.

Com o nome “Bolsa de voluntários para apoio aos lares e unidades residenciais de idosos”, a iniciativa visa levar apoio a estruturas que se encontrem numa eventual “situação de emergência, por falha dos próprios recursos humanos”, devido ao atual cenário de propagação da Covid-19.

De acordo com os promotores da iniciativa, “apesar dos planos de contingência em execução nos lares e unidades residenciais” do concelho de Espinho, estas estruturas “têm visto as suas equipas ser fortemente reduzidas, perdendo assim capacidade para atender a uma situação de emergência, em caso de infeção dos seus recursos humanos, impedindo-as de cuidar devidamente dos idosos institucionalizados”.

A bolsa de voluntariado agora criada visa “minorar esta situação”. Além de conhecimentos em “em enfermagem, geriatria e gerontologia”, os cidadãos que pretendam apoiar este projeto não devem estar “enquadrados nos grupos de risco à Covid-19”, indicam os responsáveis pela iniciativa.

A bolsa de voluntários é desenvolvida pelo município de Espinho com a cooperação da Delegação da Cruz Vermelha de Espinho, no âmbito da plataforma “Espinho voluntário”. As pessoas interessadas em dar resposta a este apelo devem proceder ao preenchimento de um formulário de inscrição, “sendo assim criada uma base de dados à qual as instituições podem recorrer, se necessário”. Os criadores da bolsa deixam o seu agradecimento à população – “Desde já, muito obrigado pela solidariedade ativa nesta fase tão difícil para todos nós.”