O portal ‘acalma.online’ é uma nova plataforma nacional de apoio psicológico, ministrado através de videoconsultas, que tem como o objetivo promover o “desenvolvimento de competências psicológicas para lidar com os desafios decorrentes da atual pandemia”, explicam os serviços de comunicação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML).

“A adaptação a novos modelos de trabalho, o receio de ficar sem emprego, sem saúde ou de ficar privado de liberdade podem ser algumas das consequências do isolamento social. Grande parte dos portugueses não sai de casa há semanas. Assim será até ordem contrária. Passar os dias dentro de quatro paredes pode ter diferentes impactos, que se fazem sentir na economia, sociedade e na saúde, sobretudo mental”, explicam os envolvidos neste novo projeto, que visa “dar resposta aos efeitos da pandemia na saúde mental”.

A plataforma ‘acalma.online’ reúne atualmente “30 psicólogos, certificados pela Ordem”, e poderá “aumentar”, visto que “mais psicólogos, igualmente certificados, podem juntar-se a esta iniciativa”, desde que procedam à sua inscrição.

Através da nova plataforma, qualquer cidadão pode obter, de forma gratuita, “simples e imediata, apoio na redução de sintomas associados à situação de crise atual”. Com recurso à Internet, todas as pessoas podem marcar a sua consulta, selecionar o psicólogo e a hora da sessão. “Confirmado o agendamento, a sessão decorre na plataforma à hora agendada”, referem os responsáveis pelo projeto, adiatando que as videoconsultas têm uma “duração entre 30 e 45 minutos”, e são orientadas por “psicólogos clínicos devidamente treinados”.

A plataforma ‘acalma.online’ foi desenvolvida pela Casa do Impacto, cujo objetivo passa por promover “soluções inovadoras na resolução de problemas e necessidades sociais e ambientais, de acordo com os valores promovidos pela SCML, para a construção de uma sociedade mais solidária e sustentável”. É ainda um objetivo do organismo “contribuir para uma maior promoção e visibilidade do ecossistema da inovação e empreendedorismo social”. O portal ‘acalma.online’ é lançado no âmbito do movimento Tech4covid19.