As férias escolares da Páscoa estão em curso, mas os alunos devem manter-se em suas casas, como medida de contenção da Covid-19. Num cenário destes, os responsáveis pelo Oceanário de Lisboa afirmam que não quiseram “deixar os mais novos sem atividades durante estas férias da Páscoa”, e, por isso, até ao dia 13 de abril, vão recorrer às redes sociais do oceanário para levar conhecimentos e diversão às crianças, mostrando aos mais novos que é possível “divertirem-se no mar sem sair de casa”.

 

Durante o período de interrupção letiva, profissionais do Oceanário de Lisboa vão propor diversos “desafios e atividades lúdicas para fazer em casa, através de ideias pedagógicas que aliam a brincadeira à aprendizagem”, afirmam, exemplificando as atividades propostas. “Os tubarões vão esconder-se em adivinhas e charadas, o peixe-balão vai organizar uma festa do pijama a não perder, o caranguejo e o polvo vão entrar em cena no teatro do oceano e, na hora de relaxar, as estrelas do mar vão dar a aula de yoga mais salgada de sempre”, revelam.

 

A iniciativa deverá contribuir para que os mais novos possam “conhecer a biodiversidade marinha e explorar formas de conservar o oceano”. Estas férias da Páscoa à distância vão ainda levar junto dos mais pequenos vídeos, questões, informações sobre projetos de conservação e dicas de séries sobre o habitat marinho. “O objetivo é ter, pelo menos, um conteúdo diferente por dia para que os portugueses se sintam mais próximos do oceano e dos habitantes do oceanário”, referem os responsáveis por este projeto, que pode ser acompanhado nas redes sociais Facebook e Instagram.