Foto: Photo MIX

Numa altura em que as medidas de contenção da atual pandemia levaram à suspensão de mercados, feiras e diversos negócios, a Direção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP) do Algarve juntou-se à In Loco, e às associações Vicentina e Terras do Baixo Guadiana, todas elas organismos de desenvolvimento local da região, com o objetivo de “alargar e potenciar ao máximo” a rede de produtores locais algarvia, criada no âmbito do projeto “O prato certo”, da In Loco.

O objetivo é “encurtar a distância entre a oferta e a procura, apostar nos circuitos curtos de comercialização, pondo em contacto direto quem produz (dos hortofrutícolas frescos e dos produtos da pesca e aquicultura, passando pelos transformados, entre outros) e quem consome”, explicam os serviços de comunicação da DRAP do Algarve.

A iniciativa visa também “garantir a sobrevivência deste tecido empresarial de cariz mais familiar, com menor dimensão e capacidade de resiliência face à adversidade, mas simultaneamente tão importante para a ocupação e estruturação da base económica dos territórios”. Simultaneamente, é disponibilizada aos consumidores “um modo mais seguro e socio-ambientalmente mais responsável para fazer as suas compras”, adianta a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve.

Os cidadãos interessados em recorrer a este serviço podem consultar uma plataforma online para saber se existe um produtor local algarvio nas suas proximidades. Dados sobre a rede de fornecimento de cabazes de géneros alimentares encontram-se também disponíveis online. Os produtores que pretendam aderir a este projeto podem proceder à sua inscrição.