A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), dependente do Ministério da Saúde brasileiro, revelou que foi diagnosticado o primeiro indígena com Covid-19. Trata-se de uma jovem, de 20 anos, da etnia kokama, que trabalha com um médico do sistema público de saúde, no município de Santo António do Içá, próximo da fronteira com a Colômbia.
Segundo informações da SESAI, “a profissional encontra-se sem quaisquer sintomas da infeção e os seus familiares estão a ser assistidos e em isolamento”, sendo este, até ao momento, “o único caso de indígena com Covid-19 no Brasil”. Ainda assim, a Secretaria intensificou as ações de vigilância de enfermidades gripais e respiratórias nos 34 distritos sanitários especiais indígenas, que atendem mais de 800 mil indígenas.
Quanto ao médico que terá contagiado a indígena, encontra-se em isolamento domiciliário. O clínico apresentou sintomas após o regresso de umas férias e os seus 15 colaboradores, bem como 12 pacientes indígenas que ele atendeu antes de ser diagnosticado, continuam em observação e a aguardar o resultado dos testes laboratoriais.