Foto: Conferência Episcopal Peruana

A situação de quase paralisação da economia em grande parte dos países, devido à emergência sanitária mundial, está a originar casos de pobreza extrema, mas também a incentivar o reforço da solidariedade organizada em muitas comunidades católicas. Um dos exemplos vem do Peru, onde várias dioceses se têm organizado para ajudar os mais vulneráveis.

Segundo nota da Conferência Episcopal Peruana, a diocese de Chosica, por exemplo, está a preparar cestas básicas com alimentos e produtos não perecíveis, para entregar às famílias mais necessitadas e em dificuldade para obter alimentação durante o período de quarentena por causa do coronavírus. As entregas são asseguradas pelos párocos locais.

Já na diocese de Lurín, cerca de 50 paróquias uniram esforços para ajudar as populações mais pobres da zona sul da capital, uma das mais afetadas até ao momento pela pandemia de Covid-19. Até agora, de acordo com dados recolhidos pela agência Fides, já foram entregues 18 mil cabazes a famílias que entraram em situação de fragilidade, depois do governo ter declarado a emergência nacional.