Conheça melhor o novo bispo da diocese de Leiria-Fátima que deve tomar posse no mês de Junho.
Conheça melhor o novo bispo da diocese de Leiria-Fátima que deve tomar posse no mês de Junho. antónio augusto dos Santos Marto
Nascimento: 05. V,1947, em Tronco, Concelho de Chaves
Ordenação Presbiteral: 07. XI. 1971, em Roma. Nomeação Episcopal:10. XI. 2000, para auxiliar de Braga com o título de Bladia. Ordenação Episcopal: 11. II. 2001, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Vila Real.
Em 22. IV. 2004 foi nomeado Bispo de Viseu. Tomada de posse em 20. VI. 2004.
Nota Biográfica
antónio augusto dos Santos Marto, Bispo de Viseu, nasceu a 5 de Maio de 1947, em Tronco, Concelho de Chaves. No Seminário da Diocese, Vila Real, fez os estudos humaní­stico-teológicos, que prosseguiu no Seminário Maior do Porto.
Já em Roma, foi ordenado presbí­tero a 7 de Novembro de 1971. aí­, prosseguiu estudos de especialização em Teologia Sistemática na Pontificí­a Universidade Gregoriana (1970-1977), onde fez a licenciatura e o doutoramento que concluiu com a tese sobre “Esperança cristão e futuro do homem. Doutrina escatológica do Concílio Vaticano II”.
Quando regressou a Portugal, nesse ano de 1977, dedicou-se à formação no Seminário da Diocese do Porto, acompanhando os alunos da Diocese de Vila Real e, sobretudo, ao ensino superior: foi prefeito no Seminário Maior do Porto; professor de Teologia do Instituto de Ciências Humanas e Teológicas-Porto, no Centro de Cultura Católica do Porto, na Faculdade de Teologia da Universidade Católica (Centro Regional do Porto, nomeadamente) e na Faculdade de Direito da UCP.
antes da ordenação episcopal, era Director-adjunto da Faculdade de Teologia da UCP, no Núcleo Regional do Porto, sócio da Sociedade Cientí­fica da UCP e da associação Europeia de Teólogos Católicos. Colabora nas revistas “Humaní­stica e Teológica”, “Communio” e “Theologica”.
Para além da actividade académica, das suas actividades pastorais, destacam-se: colaborador regular na paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no Porto, e na paróquia do Bom Jesus de Matosinhos. Trabalhou com o Movimento de Estudantes Católicos (MCE) e com a Liga Operária Católica (LOC). Trabalhou também na catequese de adultos, na Diocese do Porto e, em colaboração com D. Manuel Pelino, publicou o livro “Catequese para o Povo de Deus, em dois volumes.
Nomeado Bispo auxiliar de Braga, com o título de Bladia, a 10 de Novembro de 2000, a ordenação episcopal celebrou-se em Vila Real, a 11 de Fevereiro de 2001, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
Cargos da Conferência Episcopal: Desde 2002, assegura a presidência da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé e Ecumenismo; Vogal da Comissão para Educação Cristã, durante dois mandatos; Vogal da Comissão Fé e Cultura em dois mandatos; é actualmente membro do Conselho Permanente. Representou a Conferência Episcopal Portuguesa, no Sínodo dos Bispos de Outubro de 2005, sobre a Eucaristia.
In https://www.diocesedeviseu.pt/bispo.html