Santuário de Fátima

Cristo espera de cada cristão uma «adesão à fé, porque é sempre de fé que se trata, é da nossa confiança e fé que se trata e do lugar que Lhe damos na nossa vida», realçou Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor do Santuário de Fátima, na homilia da Missa dominical a que presidiu no último domingo, 29 de março, e que foi transmitida através das plataformas digitais.

«Ter fé não significa acreditar em qualquer coisa, significa acreditar em alguém, Jesus Cristo, sentir um fascínio profundo, imitar as Suas atitudes, é confiar e cultivar uma relação com Ele, essa é a nossa fé», destacou o responsável.

O reitor do Santuário de Fátima lembrou aos fiéis que o Papa Francisco «lançou um apelo» à fé de cada um, na última sexta-feira, 27 de março. «A fé é uma relação pessoal, que nos resgata do medo neste momento de tribulação e nos dá esperança», disse o responsável, acrescentando que «esta pandemia que o mundo enfrenta, veio pôr a descoberto medos e fragilidades, e falsas seguranças».

«A doença tem o efeito de nos fazer encarar a morte, e este é o nosso medo mais profundo», mas «a fé em Jesus Cristo, vivida com confiança, liberta-nos dos medos, a certeza da fé alimenta a cada dia a nossa confiança», realçou o reitor do templo mariano, apresentando o exemplo dos pastorinhos de Fátima.

«Francisco e Jacinta são um exemplo do que é acreditar em Jesus Cristo e confiar Nele. Não se deixaram abalar pelos medos e viveram com serenidade as dores da doença e da solidão», lembrou o sacerdote, citado pelos serviços de comunicação do templo mariano da Cova da Iria.

Como medida de contenção da Covid-19, a Eucaristia, que teve lugar na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, decorreu sem a presença de assembleia, tendo sido transmitida na através da Internet, numa parceria com a TV Canção Nova Portugal.