Ativação do plano nacional decorre das determinações constantes no estado de emergência e permitirá uma gestão mais concertada e coordenada dos mecanismos institucionais e operacionais

O plano nacional de emergência de proteção civil foi ativado em Portugal, esta terça-feira, 24 de março, devido à pandemia do novo coronavírus, anunciou a secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar. A decisão foi tomada durante uma reunião da Comissão Nacional de Proteção Civil.

«Fazia todo o sentido avaliar a pertinência da ativação do plano nacional para que haja uma coerência naquilo que são os instrumentos de gestão no âmbito da proteção civil. Na prática é para que haja uma correspondência ao nível nacional de todo o trabalho que já está a ser feito no patamar local e distrital», explicou a governante, citada pela agência Lusa.

Segundo Patrícia Gaspar, neste momento, há uma situação de «absoluta exceção» que tem implicações «muito expressivas para a área da proteção civil», existindo já cerca de 50 planos municipais de emergência e proteção civil ativos e nove planos distritais.

A secretária de Estado assegurou ainda que o sistema da proteção civil está a funcionar «na sua plenitude», através das comissões municipais, a nível local, do empenhamento dos corpos de bombeiros e dos serviços municipais de proteção civil e dos centros de coordenação operacional distrital. Desde o início da pandemia, o centro de coordenação operacional nacional tem estado a reunir-se diariamente.