Artistas de áreas tão diversas como a música, arte, humor, gastronomia e magia, vão fazer atuações em livestreaming, enquanto os internautas serão chamados a contribuir para um hospital de campanha

Dezanove personalidades, entre elas Luís de Matos, José Luís Peixoto, António Raminhos, Chef Chakall, Bárbara Tinoco e Pedro Górgia, vão estar em livestreaming, na próxima segunda-feira, 23 de março, entre as 11h00 e as 21h30, com atuações de aproximadamente 30 minutos.

A iniciativa assume um caráter solidário, uma vez que visa angariar fundos para a aquisição de um hospital de campanha, de forma a «fazer face às necessidades dos hospitais nacionais de primeira ou segunda linha de Portugal no combate à pandemia Covid-19», explicam os organizadores do evento, em comunicado. Além da angariação de fundos, a iniciativa «é igualmente um tributo, a todos os profissionais de saúde e da segurança nacional, que diariamente trabalham para ajudar o país a combater este surto», acrescenta a organização.

O evento é dinamizado pela Cruz de Malta Portugal. «Esta ação de responsabilidade social assumida por todos os portugueses tem como objetivo angariar fundos para a Cruz de Malta Portugal adquirir um hospital de campanha que está equipado com 200 camas e iluminação no valor de 400 mil euros, a ser montado num dos hospitais de primeira ou segunda linha do nosso país, que mais necessite destes equipamentos para o combate ao Covid-19. Este hospital de campanha vai igualmente servir para dar apoio à triagem de doentes», explica Manuel Linda, bispo na diocese do Porto e capelão nacional da Cruz de Malta.

O livestreaming solidário é designado «Convida 19», e tem como mote «#TodosPorUmaCausa – Música, arte, humor, magia e muito mais…» Para assistir a esta iniciativa é necessário estar conectado à página do Facebook @Convida19. Os donativos podem ser feitos de 19 a dia 29 de março. A quantia doada será divulgada na página de Facebook @Convida19, e doada à Cruz de Malta Portugal para a aquisição de um hospital de campanha.