A Associação Católica Mundial para a Comunicação (SIGNIS) elege como filme europeu de 2019 a película «Transtorno explosivo», da cineasta Nora Fingscheid. Com o título original «Systemsprenger», a produção cinematográfica tem exibição prevista para este ano nas salas de cinema portuguesas.
O filme apresenta a história ficcionada de uma rapariga de nove anos, com problemas psíquicos e sociais, e para a qual parece não existir lugar. Ao longo de 118 minutos, o espetador depara-se com a realidade vivida pela pequena Benni (interpretada por Helena Zengel), que passa por momentos de alegre tagarelice, tempos de tristeza e desespero, e também por acessos de fúria que acabam por colocar outros em risco.
Devido a esta instabilidade, Benni passa a sua infância em lares e famílias de acolhimento, sempre com a esperança de vir e encontrar o amor e um lar permanentes. «Transtorno explosivo» teve como competidores na distinção da SIGNIS «Sorry we missed you» (Ken Loach), «Les misérables» (Ladj Ly), «J`acuse» (Roman Polanski) e «Dolor y Gloria» (Pedro Almodóvar).