Foto D.R

Pároco de Sotto il Monte, em Bérgamo, refere que morreram 20 padres diocesanos, que são muitos os internados em hospitais, e que «as pessoas têm medo e choram». O povo italiano agradece pelas orações dos portugueses

Jorge Guarda, sacerdote e vigário geral da diocese de Leiria-Fátima, recorre, por estes dias de pandemia às redes sociais para apelar à «solidariedade» para com «os italianos de Bérgamo», dando conta das interações que tem tido com a Igreja italiana mais atingida por esta calamidade. O sacerdote português explica que Claudio Dolcini, pároco de Sotto il Monte, na diocese de Bérgamo, «a região mais flagelada pelo coronavírus», entrou recentemente em contacto consigo, pedindo «orações a Nossa Senhora de Fátima para o drama que estão a viver».

Jorge Guarda explica que a paróquia de Sotto il Monte conta com «cerca de 3.500 habitantes», e é o local «onde nasceu o Santo Papa João XXIII». «Eu estive ali há três anos. Enviei uma mensagem vídeo de solidariedade [a Claudio Dolcini] e prometi rezar. Tenho-o feito todos os dias com a comunidade da casa episcopal», conta o padre português, deixando, através das redes sociais, a mensagem recebida pelo sacerdote italiano, afirmando que as palavras que lhe chegam descrevem a «aflitiva situação» daquele povo.

«Agradeço-te a tua proximidade e a vossa oração. Aqui continuamos a rezar, porque a situação é trágica. Hoje, domingo, 22 de março, morreram mais três padres da nossa diocese; com estes já chegámos a 20 padres diocesanos mortos em quase três semanas, mais outros sacerdotes religiosos. Na minha paróquia de Sotto il Monte morreram oito pessoas, das quais três só nesta manhã. As pessoas internadas no hospital são muitas: esperemos que se curem, mas, ouvindo os familiares, creio que alguns deles não chegarão a amanhã. As pessoas têm medo e choram, não só pela morte dos seus familiares, mas também porque não os podem acompanhar no momento da morte, e devem esperar muitos dias para poderem ver as cinzas dos seus entes queridos. Nós rezamos tanto e convidamos a rezar através da rádio paroquial e das redes sociais. As pessoas estão muito contentes por saberem… Dissemos-lhes pela rádios e redes sociais, que em Fátima se reza por elas. Confio-te a São João XXIII, pedindo-lhe que vos poupe o sofrimento que nós hoje padecemos», escreve Claudio Dolcini.

As palavras do sacerdote italiano são recebidas pelos portugueses que seguem o padre Jorge Guarda nas redes sociais, com tristeza, preocupação e garantias de oração. «Obrigada pela partilha senhor padre José Guarda. Esta intenção irá ficar presente na minha oração diária. Peçamos a Nossa Senhora de Fátima que nos tome debaixo da sua divina proteção. Quando tiver oportunidade de contactar o seu amigo sacerdote de Bérgamo, faça-lhe chegar a nossa comunhão com a sua dor», escreve um dos internautas portugueses, que se alia a este momento de dor, e também de esperança, através das redes sociais