Donativos de sacerdotes e cristãos serão entregues à Liga de Amigos do Hospital de Viana do Castelo, e vão ser utilizados para a aquisição de ventiladores, de forma a ajudar as vítimas da Covid-19
Os cristãos responsáveis pela diocese de Viana do Castelo decidiram lançar uma campanha para a aquisição de ventiladores para o hospital daquela cidade do norte de Portugal. «Pedimos que cada sacerdote ou comunidade cristã da nossa diocese possa contribuir com um donativo, tendo por finalidade a aquisição de ventiladores (suporte avançado de auxílio à respiração) que serão oferecidos à Unidade Local de Saúde do Alto Minho através da Liga dos Amigos do Hospital», explica em comunicado Fábio Carvalho, sacerdote e diretor do Departamento Diocesano da Pastoral da Saúde de Viana do Castelo.
A iniciativa conta com a «total aprovação» de Anacleto Oliveira, bispo diocesano, e convoca os sacerdotes e as comunidades daquela diocese a não «permanecer indiferentes» à pandemia, e a criar as respostas clínicas que beneficiem os doentes infetados com a Covid-19. Na sua mensagem, o padre Fábio Carvalho apela à união de esforços entre a diocese e a Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo.
«O mundo espera de nós ousadia. Olha-nos nos olhos e pede-nos auxílio traduzido em gestos concretos: a nossa oração, a celebração dos sacramentos, a nossa presença atenta e compassiva, o nosso agir sanitário, a nossa hospitalidade e a nossa própria vida. É tempo de coragem», salienta o diretor do Departamento Diocesano da Pastoral da Saúde de Viana do Castelo. Com o objetivo de conter a pandemia desencadeada pela Covid-19, o bispo de Viana do Castelo disponibilizou estruturas da diocese ao serviço dos profissionais de saúde. A campanha decorre até ao final de abril.