Numa altura em que a população deve viver em distanciamento social, como medida de contenção da Covid-19, os responsáveis pela arquidiocese de Sassari, em Itália, em parceria com uma fundação civil ligada à Igreja Católica, decidiram lançar o concurso «Eu fico em casa… e faço o bem».

A iniciativa convida os arquidiocesanos a fazer desenhos e colagens, mas também a escrever poesia, textos, artigos e ensaios, ou ainda a recorrer a formatos multimédia, criando apresentações e filmes com um máximo de quatro minutos. Os trabalhos devem ser entregues até ao dia 20 de abril.

As criações dos habitantes de Sassari vão ser publicadas na página online dedicada ao concurso, e os vencedores serão depois premiados com vales de compras entre os 50 e os 150 euros, que podem ser usados em papelarias, livrarias e artigos eletrónicos, conforme indicam os serviços de comunicação da arquidiocese de Sassari.

Através desta iniciativa, os seus promotores pretendem levar os participantes a manifestar os «seus sentimentos e emoções», sensibilizando «para as relações interpessoais e sociais», de modo particular para a necessidade de cuidar do outro, de forma ainda mais especial neste momento de crise.