Foto J.C

A solenidade litúrgica de São José, que em Portugal coincide com o Dia do Pai, conta com apelos à recitação do terço, em família

O Dia do Pai é celebrado esta quinta-feira, 19 de março. Em plena pandemia, os agregados familiares de todo o mundo são convidados a recitar o terço pelo Papa Francisco e pelas pessoas afetadas pelo coronavírus (Covid-19). «No Dia de São José, pelas 21h00, onde estivermos, rezemos o terço. Será muita gente. Serão muitos milhares, milhões a rezarem pelo Santo Padre a São José, que é também o protetor da Santa Igreja. (…) São José proteger-nos-á também», disse Manuel Clemente.

Durante a Eucaristia a que presidiu na sede da Rádio Renascença, e que contou com o transmissão para todo o país, o cardeal-patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, lamentou o facto de atualmente o mundo viver uma época «preocupante», em que muitas pessoas são afetadas, e não deixou de tecer um elogio aos profissionais que estão na linha da frente de apoio aos doentes.

Também no Vaticano, o Papa Francisco tinha-se já juntado ao apelo dos bispos italianos, para convocar um momento de oração por todos os afetados pela «emergência sanitária». «Cada família, cada fiel, cada comunidade religiosa: todos unidos espiritualmente, amanhã (quinta-feira), pelas 21h00, na recitação do rosário, com os mistérios luminosos. Eu vos acompanharei, desde aqui», disse o Sumo Pontífice, que também tem mostrado o seu apreço pelo trabalho dos profissionais de saúde.

«Pedimos proteção, de modo especial para as nossas famílias, os doentes, as pessoas que cuidam deles: médicos, enfermeiras, voluntários, que arriscam a sua vida neste serviço», disse o Santo Padre, na audiência geral desta semana, que decorreu à porta fechada, mas com transmissão online.