Prelados dos departamentos de Nariño e Cauca emitiram uma mensagem conjunta a denunciar o aumento da violência na sua região. Pedem ainda às autoridades que tomem medidas urgentes para libertar pelo menos quatro sequestrados
«Manifestamos a nossa profunda preocupação pelo sofrimento dos nossos povos, que se expressa no abandono do Estado dos seus cidadãos, no aumento do número de homicídios, dos contínuos confrontos entre grupos armados que põem em risco a vida das comunidades, do recrutamento de crianças e jovens, da corrupção e da instabilidade política em alguns dos nossos municípios», escrevem os bispos dos departamentos colombianos de Nariño e Cauca, na sua mensagem.
Depois de uma reunião onde analisada a realidade que se vive nestes territórios, os prelados reiteraram a condenação pelo sequestro de quatro pessoas, em finais de fevereiro, no município de Guapi, apelando às autoridades nacionais e internacionais que atuem com rapidez e de forma eficaz para garantir a libertação dos reféns.
«Estamos convencidos que a vida humana, a liberdade e a mobilidade no território são essenciais para o progresso das populações. Por isso, solicitamos a quem os tem retidos que lhes permita o retornar o quanto antes ao seio das suas famílias», afirmam os bispos, citados pela agência Fides.
No documento é ainda manifestada preocupação «pelo aumento dos cultivos ilícitos» nas comunidades, o que pode levar ao reinício das fumigações, quando os desafios que enfrenta aquela região exigem a implementação de «soluções estruturais, lideradas pelo Estado, com o compromisso da sociedade civil».